Você se comunica bem?

10/05/2017

“Quem não se comunica, se trumbica”
Chacrinha

A cada dia que passa, o mundo nos disponibiliza mais informações e conhecimentos, mas isso não é garantia de que estejamos nos comunicando bem com nossos parceiros internos e externos. Saber comunicar-se, de forma adequada, é fundamental para todos os profissionais, principalmente para aqueles que ocupam funções estratégicas numa empresa.

Normalmente, os grandes líderes são ótimos comunicadores pois sabem a importância da arte de se comunicar. Os empreendedores, independentemente do porte de suas empresas, também precisam se preparar visando a melhoraria da comunicação interna com sua equipe e a comunicação externa com o mercado, principalmente com seus clientes.

Eis algumas sugestões para você avaliar e refletir sobre o tema:

  • Converse com as pessoas do seu círculo de relacionamento e avalie a percepção que elas têm sobre a sua comunicação. Esse diagnóstico é um bom ponto de partida.
  • Se necessário, procure participar de cursos e seminários sobre comunicação pessoal e aprender procedimentos e cuidados básicos sobre o assunto.
  • Procure se comunicar de forma simples e natural. Não seja uma pessoa diferente do que você realmente é.
  • Invista na comunicação interna de sua empresa, visando o repasse para sua equipe, de forma organizada, das orientações e informações que você deseja.
  • Lembre-se de que comunicar é mais do que informar. É atrair, envolver e buscar o comprometimento das pessoas para o assunto que você deseja.
  • Comunicar-se, na maioria das vezes, é muito mais ouvir do que falar. Ouça as pessoas, olhando- as nos olhos, atentando para todos os detalhes da conversa.
  • Quanto mais a sua equipe receber informações claras e precisas, mais envolvida e comprometida estará com seu negócio. Comunique sempre, de maneira adequada, as boas e também as más notícias.
  • A melhor comunicação de uma pessoa é a sua real atitude no dia a dia. Tome muito cuidado para não ter uma prática diferente do seu discurso.
  • Quando necessário, repita as informações. É melhor repetir algo do que deixar dúvidas. Certifique-se que o seu interlocutor, realmente, entendeu a sua mensagem.
  • Procure administrar eventuais conflitos, antecipando-se aos problemas. Quando sentir que algo pode não ficar bem, arranje uma maneira de esclarecer logo o assunto.
  • Dê retorno aos chamados dos outros, respondendo as ligações telefônicas e e-mails recebidos.
  • Procure realizar reuniões práticas, objetivas e rápidas. Dê chance e tempo para manifestação de todos.
  • Dependendo das características de sua empresa, alguns funcionários podem não ter acesso fácil a você. Crie oportunidades para que esse contato seja possível.
  • Uma boa comunicação depende de empatia. Procure então, sempre, colocar-se no lugar do outro. Essa atitude facilita muito a solução dos problemas.
  • Não esqueça de manter, com frequência, contatos diretos com seus clientes. Ouça-os, atentamente, e só argumente após entender, claramente, os seus desejos e posições.
  • Prepare-se com antecedência antes de falar em público. Estude o assunto e defina uma sequência de abordagem que atenda os interesses dos ouvintes e seja adequada ao evento. Tenha início, meio e fim.
  • Ao falar, procure ser seguro, com boa voz, boa dicção, fazendo pausas e evitando excessiva gesticulação. Faça adequações no seu vocabulário para que ele se torne idêntico à linguagem do interlocutor. Fale de forma simples.
  • Cumprimente sempre as pessoas e tenha sempre à mão o seu cartão de visitas. Ele é fundamental e pode lhe facilitar os contatos.
  • Procure chamar a todos pelo seu nome correto, evitando apelidos jocosos ou mesmos adjetivos que possam causar constrangimento.

E lembre-se: humildade e bom humor são fundamentais para uma boa comunicação.

Livro: Gerenciando e Lucrando no Varejo (Lucas Izoton)

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