Você administra bem o seu tempo?

10/05/2017

“Quem não consegue gerenciar o seu próprio tempo, certamente, terá muitas dificuldades para administrar o seu próprio negócio.”
Peter Drucker

A administração do tempo é fundamental para todo empreendedor, seja ele o dono do negócio ou um executivo/gerente da empresa e, por isso precisamos, muitas vezes, mudar nossos hábitos e costumes.

Um profissional que não consegue administrar bem o seu tempo pode ter sérios problemas, não somente no seu negócio, como também na sua vida pessoal e familiar, além de comprometer a sua saúde, prejudicando assim a sua qualidade de vida.

Muitas vezes, um bom empreendedor não consegue ter mais de uma loja simplesmente porque ele não sabe delegar e quer ter sempre o controle total de tudo. Dessa forma, com toda razão, ele não poderá expandir a sua empresa pois a organização terá dificuldades para sobreviver sem este “salvador da pátria”.

A seguir, faço algumas sugestões para você avaliar se podem lhe ajudar a administrar melhor o seu tempo:

  • Delegue o máximo de tarefas que puder. Se você achar que a sua equipe não tem condições de executar algumas delas, invista tempo para treiná-la e orientá-la. Você terá gratas surpresas.
  • Elabore o Planejamento Estratégico ou Agenda Estratégica da sua loja e faça cobranças diárias das atividades que estão sob responsabilidade das outras pessoas. Se elas tiverem dificuldades na execução, auxilie-as.
  • Tome para si somente aquelas atividades que são prioritárias e essenciais e que você não possa delegá-las para outras pessoas de sua equipe, seja por não existir pessoas preparadas ou com tempo para executá-las.
  • Lembre-se sempre de que o seu tempo é mais caro e precioso que o de seus colaboradores.
  • Faça bom uso de sua agenda diária ou mesmo de um tradicional caderno. Registre tudo que precisa ser feito, procurando sempre delegar para outras pessoas as atividades rotineiras.
  • Procure utilizar todas as inovações tecnológicas que estão ao seu alcance e também treine sua equipe para este uso. Lembre-se de que de casa você pode monitorar todas as operações bem como os principais indicadores da sua loja, através de um smartphone, computador, câmeras e código de barras.
  • Reserve tempo para você visitar concorrentes, fornecedores e possíveis novos mercados.
  • Tenha um check-list dos funcionários ligados diretamente a você e cobre diariamente deles as tarefas previstas.
  • Quando estiver cansado, presenteie-se com momentos de relaxamento. Assim você poderá voltar a ter uma melhor produtividade.
  • Seja bastante objetivo nas reuniões. Não perca tempo com assuntos pouco importantes.
  • Durante as reuniões, procure ouvir mais e falar menos. Estimule sempre os outros participantes a darem opiniões, mesmo que sejam contrárias às suas ideias. Lembre-se de que só aprendemos quando ouvimos.
  • Quando estiver falando ao telefone, concentre-se nos objetivos deste telefonema, ouvindo com atenção a outra pessoa. Registre tudo que achar necessário.
  • Procure tirar duas ou três férias curtas por ano ao invés de um único período de férias mais longo. Dessa maneira, você descansará melhor.
  • Quando delegar algo a alguém, oriente bastante e estabeleça sempre prazos realistas.
  • Contrate um bom gerente para cada loja e proporcione a ele capacitação e treinamento. A sua remuneração total não é despesa e sim um bom investimento.
  • Se possível, faça um curso sobre administração de tempo ou mesmo leia um livro sobre este tema. Certamente você terá uma série de idéias que vão lhe ajudar bastante.
  • Destine um tempo diário para você. Procure isolar-se até mesmo dos telefonemas e analise, calmamente, as grandes estratégias da sua empresa.

Livro: Gerenciando e Lucrando no Varejo (Lucas Izoton)

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