8 dicas para motivar sua equipe em 2018

09/01/2018

O papel do gestor no processo de motivação de uma equipe, seja ele o próprio empresário ou o gerente de uma loja, é um fator determinante para o sucesso da organização. Ele precisa repensar seu comportamento, visando a motivar e a estimular às pessoas, através de uma nova visão de liderança que é mais pautada pelo exemplo do que pelo discurso.

Sabemos que equipes motivadas são muito mais felizes, comprometidas e realizadas. Um fator primordial da motivação é a superação de desafios, a realização de sonhos e o reconhecimento.
Entender esses aspectos é obrigação de todos aqueles que coordenam equipes e têm consciência de que uma equipe motivada é imbatível e gera resultados expressivos para todos.

Não podemos também confundir “motivação” com “movimentação”. Uma pessoa está motivada quando ela, por iniciativa própria e por uma necessidade interior, é levada a agir e adotar decisões para realizar um desejo. Quando alguém faz algo somente para ganhar uma recompensa ou evitar uma punição ou esse impulso inicial partiu de terceiros e não dela própria, diz-se que essa pessoa foi colocada em movimento, portanto este fato não é sinônimo de motivação.

Algumas dicas para motivar sua equipe são:

1- Saiba ouvir. Escute e tente entender o que lhe dizem.

2- Solicite sugestões e novas ideias.

3- Demonstre respeito por todos os membros da equipe.

4- Reconheça quando um trabalho é bem feito.

5- Faça críticas construtivas de forma individual.

6- Elogie sinceramente em público.

7- Demonstre que você quer aprender com a equipe e não somente ensinar e ser obedecido.

8- Crie programas de incentivo pessoal e para a equipe.

Para saber mais dicas, baixe o livro escrito por Lucas Izoton:

Gerenciando & Lucrando no Varejo

Todas as notícias